22 de março de 2011

PAÍSES NA RECICLAGEM ( Liceu Pasteur )

Os portugueses reciclam menos lixo do que os restantes povos da União Europeia a Quinze, indica um estudo do British Institute for Public Policy Research. O estudo, a publicar no Outono, refere-se ao período 2003/04 e incide apenas sobre a UE a Quinze.
De acordo com os dados do relatório, os portugueses apenas reciclam 3% do lixo produzido. Este valor contrasta com os 65% reciclados pelos holandeses.
Além de Portugal, a Grécia (8%) e o Reino Unido (18%) também apresentam baixas percentagens de lixo reciclado.
No entanto, o documento revela que Portugal é o segundo país que menos lixo produz por habitante. Apenas a Grécia, com 433 quilos anuais de lixo por habitante fica abaixo dos 434 quilos per capita registados em Portugal.
Os irlandeses, que reciclam 31% do lixo produzido, são os campeões na produção de resíduos, com 869 quilos anuais. Seguem-se os dinamarqueses (696 quilos), os luxemburgueses (668 quilos e 36% de taxa de reciclagem) e os espanhóis (662 kgs e 35%).
No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia. O Brasil é considerado um grande "reciclador" de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário